Normas

NORMAS PARA INSCRIÇÃO E SUBMISSÃO DE TRABALHOS PARA O E-PIBID – UFAL (Apresentação Oral)

1. O coordenador de cada área receberá os resumos e enviará, de uma só vez, todos os trabalhos dos alunos em arquivos zipados e com a indicação da respectiva área  (Pedagogia, Física, Geografia, História, Filosofia, Sociologia, Matemática, Letras, Química, Educação Física, Artes, Biologia).  Não será permitida a entrega avulsa de trabalhos e depois do prazo.

2. No sistema de submissão de trabalhos o autor responsável pela comunicação com a organização do evento deverá preencher:
  • Título do trabalho centralizado;
  • Área Temática;
  • Nome de todos os autores com seus respectivos vínculos institucionais, com indicação do autor que fará a apresentação do trabalho.
  • Nome dos autores no inicio da página e a direita com seus respectivos vínculos institucionais, destacando em negrito o autor que realizará a apresentação do trabalho.
3.  O resumo deverá ser elaborado sem parágrafo e em corpo único, digitado no Microsoft Word (formato.pdf), em fonte Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5, com o mínimo de 400 palavras e no máximo 600, obedecendo as seguintes características: margem superior: 3cm; margem inferior: 1,5cm; margem direita: 2cm; margem esquerda: 3cm; papel em formato A-4. 
O resumo deve apresentar:
  • Introdução
  • Fundamentação teórica
  • Metodologia
  • Resultados preliminares
  • Palavras- chaves (três palavras-chave)

4. No caso de co-autoria em mais de um trabalho, o nome deve ser exatamente o mesmo em todos os artigos enviados.

5. O resultado da avaliação será disponibilizado na página do evento, assim como o dia de apresentação.

6. O preenchimento correto de todos os campos da ficha de inscrição, em especial nos campos “Nome” e “Título do Trabalho”, evitará posteriores problemas quanto à emissão dos certificados.

7. O arquivo deverá ser enviado em PDF.

8.  Somente serão aceitos trabalhos dentro do prazo e enviados pelo coordenador do PIBID em arquivo zipado.


Normas para elaboração e apresentação de pôster

O pôster deverá conter:
 - logomarca do PIBID e CAPES;
-  título idêntico ao do resumo submetido;
- nomes dos autores;
- introdução, objetivos, material e métodos, resultados e discussão; conclusões e referências bibliográficas;
- informar a instituição de fomento (Capes)

O pôster deverá:
- ter clareza;
- utilizar o mínimo de texto e o máximo de figuras, fotos, tabelas e recursos gráficos possíveis;
- organizar as informações de modo a que as idéias centrais do trabalho sejam facilmente compreendidas;
- o texto do pôster deverá ser legível a uma distância de pelo menos 2 metros;

Tamanho do pôster:
 Largura: de 90cm (no máximo); Altura: de 1m (no máximo).

É proibido na apresentação do pôster:
- o uso de retroprojetor, computador, microfone e/ou outros equipamentos elétricos; 
- apresentação por terceiros que não sejam autores;
- de trabalhos impressos em folhas soltas, sem características de um pôster;

Data, horário: 
a) Data
- A Sessão de Pôsteres será realizada no dia 17/05/2012, no horário  das 14 às 15 horas. O local de fixação dos pôsters será divulgado próximo ao evento.
- Para cada pôster estará reservado, no dia da apresentação, um espaço para fixação, identificado com o número do pôster. 
- Na data programada, o autor deverá levar o pôster já pronto e fixá-lo no espaço sinalizado pela organização do evento. 
- O autor deverá fixar o pôster antes do início da sessão. 
- No mínimo 1 dos autores do trabalho deverá permanecer junto ao pôster, durante todo o tempo da Sessão, para responder as questões dos interessados. Portanto, se o mesmo autor inscrever dois trabalhos, terá de apresentar um em cada dia. 
- No final da Sessão será entregue no local de cada pôster o atestado de apresentação do trabalho ao autor / apresentador: será 1 atestado por trabalho, constando o título e os nomes dos autores cadastrados no envio do resumo.

Orientações para submissão do resumo:
O resumo deverá ser elaborado sem parágrafo e em corpo único, digitado no Microsoft Word (formato.pdf), em fonte Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5, com o mínimo de 400 palavras e no máximo 600, obedecendo as seguintes características: margem superior: 3cm; margem inferior: 1,5cm; margem direita: 2cm; margem esquerda: 3cm; papel em formato A-4.

O resumo deve apresentar:
Introdução
Fundamentação teórica
Metodologia
Resultados preliminares
Palavras- chaves (três palavras-chave)